sábado, 6 de setembro de 2014

Bases do Direito


Falar em direito causa espanto em muitas pessoas, porem o direito não é um “bicho de sete cabeças”, e vou lhe provar isso com explicações simples e objetivas sobre o tema.
Para começarmos a entender o direito, é preciso que nos situemos em alguns pontos de extrema importância são eles: PODER, POLÍTICA, DEMOCRACIA E ESTADO e quais são suas relações com a sociedade que vivemos.

- PODER: Seu conceito e muito variado dentre os autores, pois cada época este é apresentado de uma forma.  Porem para sermos mais objetivos PODER hoje se caracteriza como o direito de agir, mandar e também, dependendo do contexto, exercer sua autoridade, soberania, ou a posse do domínio, da influência ou da força.

- POLÍTICA: É um termo originário do grego polis (cidades-estados) que significa urbano, publico. Assim parar Julien Freund “é a atividade social que se propõem a garantir pela força, fundada geralmente no direito, a segurança externa e a concórdia interna de uma unidade política particular”. Ou seja,  e a maneira de negociação para se compatibilizar os interesses e assim evoluir a sociedade.

- DEMOCRACIA: É a vontade popular, hoje no Brasil vivemos em uma democracia representativa, a qual o povo por voto direto elege seus representantes e esses possuem a função de melhorar a sociedade.


- ESTADO:  É uma figura abstrata, a qual possui a função de comandar a sociedade, para que exista um Estado é preciso de três elementos básicos que são eles: povo, poder e território, caso haja a falta de um destes não se caracterizara a forma de estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário