sábado, 20 de setembro de 2014

7 LIVROS QUE TODO O ESTUDANTE DE DIREITO DEVE LER


Você que esta iniciando sua faculdade de direito deve estar meio confuso com a infinidade de livros relacionados ao direito. Por isso que criei esse post com algumas dicas de livros que são essenciais para começar sua jornada acadêmica e, além disso, começar a criar uma interpretação mais critica sobre os assuntos do nosso cotidiano.

1 – Vigiar e Punir (Michel Foucault).

Neste livro o autor demostra toda a evolução do sistema prisional no mundo. Desde seu inicio com as torturas em praça publica (suplícios), passando para a punição generalizada, até o adestramento dos presos e por final a prisão como ela é hoje. Esta obra se divide em quatro grandes capítulos, e com certeza é um livro de extrema importância para todos os acadêmicos iniciantes de direito.


2 – O caso dos Exploradores de Caverna (Lon L. Fuller).

A intenção dos editores desta obra é aguçar a curiosidade dos acadêmicos que adentram à Universidade, inaugurando-os no pensamento jurídico, levando- os, gradativamente, à formação de uma consciência crítica, a partir do contrato com os mais atraentes temas da Ciência do Direito suscitados pela obra "O Caso dos Exploradores de Cavernas". A leitura do texto não pressupõe um conhecimento do direito ou de filosofia legal e deverá ser, não só pouco penosa, mas sim uma agradável Introdução à Ciência do Direito.


3 – O príncipe (Nicolau Maquiavel)

"O Príncipe", o maior tratado político de todos dos tempos, escrito, provavelmente, entre julho e dezembro de 1513, por Nicolau Maquiavel, não envelhece nunca. Desta vez, o valor da publicação não fica reservado aos seus 26 capítulos e aos comentários de Napoleão, a novidade fica por conta das notas feitas pela Rainha Cristina da Suécia, uma mulher à frente do seu tempo, que mostra que não é de hoje que a mulher possui influência marcante no cenário político.


4 – A era dos direitos (Norberto Bobbio)
Neste livro encontram-se reunidos artigos que tratam dos direitos do homem. Especialmente selecionados pelo autor em função de sua relevância histórica e política, formam um painel analítico da democracia e da paz, temas caros ao grande pensador italiano. São onze ensaios, nascidos em ocasiões diversas (comunicações em simpósios, conferências em universidades italianas e estrangeiras), mas que têm em comum a emergência, constante e orgânica, de algumas teses: os direitos naturais são direitos históricos; nascem no início da era moderna, juntamente com a concepção individualista da sociedade; tornam-se um dos principais indicadores do progresso histórico.


5 – Dos delitos e das penas (Cesare Beccaria)

Desde a sua primeira edição, em 1764, “Dos Delitos e das Penas” provocou (e continua provocando) as mais intensas polêmicas, devido principalmente ao seu embasamento francamente humanista. Os temas aqui discutidos — pena de morte, acusações secretas, prisão, torturas, roubo, contrabando, entre outros — continuam despertando o interesse de profissionais, pesquisadores e estudiosos, tornando esta obra, hoje clássica, uma permanente e profícua fonte de inspiração e reflexão para todos os que se preocupam com os Direitos Humanos. A presente obra constitui-se num tratado que impulsionou grandes modificações no direito penal internacional e também nas Constituições brasileiras, cuja influência encontra-se presente nos princípios da anterioridade, da legalidade, da responsabilidade pessoal, da irretroatividade da lei penal, da presunção de inocência, da proporcionalidade da pena, entre outros. A intensa comoção instaurada a partir da sua publicação permanece viva a inspirar reflexões e o constante repensar de todos aqueles que se ocupam da solidificação do respeito aos Direitos humanos.


6 – A luta pelo direito (Rudolf Von Ihering ).

Introdução: O interesse na luta pelo direito, A luta pelo direito na esfera individual, A luta pelo direito na esfera social, O direito alemão e a luta pelo direito.


7 – “O primeiro ano – como se faz um advogado” (Scott Turrow).


Ao narrar às angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Um comentário: