segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Economia Politica

A palavra economia deriva-se do grego οικονομία (οἶκος = 'casa' + νόμος = 'costume ou lei': daí "regras da casa" ou "administração doméstica") e hoje essa já se tornou uma ciência social que tem como principal função estudar a produção, distribuição e consumo de bens e serviços.
Esta ciência utiliza-se de métodos empíricos (experiência), pois como tem proximidade com números deve ter a maior certeza dos fatos a ser confirmados.
Portanto a economia se divide em dois grandes grupos de estudos: a microeconomia e a macroeconomia.

- Microeconomia: Estuda a economia nos seus mínimos detalhes, cada “molécula” é levada em conta para no final se ter o resultado de um todo. Um exemplo a ser citado é o estudo de cada consumidor, de cada empresa até se chegar a uma empresa de grande porte ou ao comercio exterior.
Para que esses números sejam mais precisos é necessário que se leve em consideração os agentes econômicos de numa sociedade capitalista, que são as famílias, as empresas e o governo. Assim a partir da necessidade destes agentes é possível prever o que? Para que? E quanto Produzir? Para que não haja escassez de alimentos ou produtos e a economia cresça.
Assim chegamos à lei da oferta e da procura, que consistem basicamente em quanto mais produtos do mesmo gênero estiver à disposição do consumidor, necessariamente o preço deste tenderá a diminuir e a procura aumentar. Porém se tiver poucos produtos de outro gênero à disposição do consumidor o preço necessariamente aumentara e a procura deste diminuirá.

- Macroeconomia:  Estuda os grandes agregados econômicos do sistema de valores, o PIB, o consumo global, os investimentos, a inflação e o desempregos, afim de delinear um rumo para a economia política.
Dentro da macroeconomia destacam-se algumas áreas que esta regula.
Impostos: É uma parcela de renda cobrada pelo governo, com fins de manter a estrutura governamental e repassar uma quantidade para o benefício da população em determinadas áreas, como a saúde e a educação.
Consumo: Sua função é “servir” os agentes econômicos (pessoas), e auxiliar as grandes empresas para saber o que as pessoas desejam/necessitam, tais como tipos de comidas e de roupas.
Poupança: É onde as pessoas depositam uma parte de suas rendas, para que o governo as use, e depois este devolva essa renda corrigida com uma pequena parcela de juros.
Hoje atualmente existem dois tipos de moeda que compõem a expressão dinheiro, são elas:
Moeda papel: Essa usada em nosso dia a dia, pode ser de papel (dinheiro/notas) ou metálica (moedas) para fazermos compras.
Moeda escritural: Representada pelos depósitos que fizemos em bancos, e também é conhecida como “moeda bancaria”.
 Assim as principais funções da moeda são: ser usada como instrumento de troca (sua principal função), é considerada uma reserva de valor onde pode-se reter um determinado capital, e  possui uma medida de valor padrão ao qual em qualquer lugar esta possa ser usada.
Para um maior aprofundamento do assunto entraremos na politica monetária e fiscal.

- Politica Monetária: É a atuação das autoridades monetárias sobre a quantidade de moeda em circulação, assim essa podendo frear a economia com o aumento dos juros, ou aquece-la com a maior circulação de dinheiro e empréstimos bancários. Tendo como principal função controlar o sistema econômico global.
Dentro da política monetária existe um controle seletivo de credito, pelo qual o Banco do Brasil comanda todo o fluxo de credito. Esse fluxo se divide em três principais aspectos:
- Alcança as operações de empréstimos de todo o sistema financeiro;
- Condiciona diretamente, e não por vias indiretas, o volume e os custos dos empréstimos no setor financeiro; e
- Atua sobre conceitos mais abrangentes da política monetária.

- Política Fiscal: Refere-se ao manejo das finanças publicas. As receitas do governo provem de tributos que incidem sobre diferentes fatos econômicos, dentre elas destacam-se: A produção e a comercialização de mercadorias, a geração de renda, a transferência de propriedades e as operações financeiras. As despesas também são contadas tais como: custeios de maquinas, a infraestrutura, os investimentos e os juros da divida publica.

Nas políticas fiscais ocorre o déficit fiscal que consiste:
- Déficit Fiscal: Recebe o nome também de déficit primário, pois são todos os gastos da administração direta, menos o total da arrecadação tributaria no período corrente. Porém nesta avaliação não entram os despesas os juros de dividas públicas.

- Mercado Cambial: Contemplam as operações de troca de moedas entre um país e o outro, com a finalidade de suportar as transações inerentes ao comercio internacional de bens e serviços e as operações de empréstimo e financiamento de agentes econômicos de um país para os agentes econômicos de outros países.
Dentro do mercado cambial, existe uma divisão entre mercado primário e mercado intercambial.
- Mercado Primário: Regula as operações financeiras entre as instituições financeiras e seus clientes.
- Mercado Intercambial: Regula as operações financeiras entre instituições financeiras e com o Banco do Brasil.

- Mercado de Capitais: Condiciona as operações realizadas com ações que em geral tem prazo indeterminado e operações financeiras que geralmente são de médio e longo prazo, especialmente as de financiamento de capital de giro e investimento em empresas.
O mercado de capital se divide em dois grandes grupos com relação às ofertas de ações, são eles:
- Mercado Primário: Dinheiro para empresas, oferta publica e preço técnico.
- Mercado Secundário: Dinheiro para acionistas, bolsa de valores e preços para mercados.


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

·         http://www.cnf.org.br/documents/19/fd534a67-8d62-4f38-b412-c52308259740;
·         http://economiabr.net/economia/index.html;

·         http://www.portalconscienciapolitica.com.br/economia-politica/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário