segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Influencia Capitalista

Hoje no Brasil, como todos sabem, vivemos em uma democracia de cunho representativa, a qual elegemos um(a) presidente que nos representará tanto dentro de nosso território, como fora.
Para muitos, a democracia é o auge do bem-estar, mas será que hoje no Brasil temos essa verdadeira democracia? Onde, todos possuem os mesmos direitos? Onde, o capitalismo não influencia nas decisões do governo? Onde, tanto os ricos como os pobres, se julgados recebem a mesma sentença? Então, porque não fizemos nada?
Bom, esta é uma pergunta difícil de ser respondida. Pois a dependência das grandes empresas que o Estado sofre, é tão grande que sem ela este entrará em crise. Veja o exemplo: um grande empresa (multinacional), irá vir para o Brasil e instalar 3 filiais de montagem de peças para carros, com isso, essa gerará um impacto muito grande em nosso meio ambiente, porém ira gerar vários empregos e esses aumentarão a econômica, com isso mais impostos serão recebidos pelo governo. Por causa da poluição gerada pela empresa, as pessoas da região estão ficando muito doentes, e as unidades de saúde não estão dando conta de atender. Aí entra o papel do Estado, de intervir e se necessário retirar esta empresa de seu território, pois em tese o bem mais precioso de um governo é sua população. Mas eis que surge o problema, sem esta empresa menos empregos irão ser produzidos e menos dinheiro entrara nos cofres públicos (menos desvios também).
Agora eu lhe faço a seguinte pergunta. Quais das medidas abaixo seriam tomadas, se este fato acontecesse no BRASIL?
a)    O Brasil, não pensaria duas vezes e retiraria esta empresa de seu território, mesmo que sua economia caísse pela metade.
b)    O Brasil e seus comandantes dariam aquele velho “jeitinho brasileiro”, e principalmente por meio da mídia (totalmente manipulada), minimizariam este assunto e tentariam resolve-lo o mais rápido possível (porém sem nenhuma qualidade) para que este não vire noticia no mundo.

Bom, cada um deverá refletir sobre a questão atual do país para responder este questionamento.
Fato é que no Brasil hoje, apesar de todas as divisões possíveis, existem apenas duas que verdadeiramente demonstram a atual situação do povo brasileiro.
Existem os sobrecidadões, considerados como ricos, pois vivem do sistema, mas não dependem de sua assistência para viver.
E os subcidadões, que são os pobres, que precisam do sistema para viver e este não lhe dá amparo.
Concluindo então este artigo gostaria de deixar uma frase escrita por Raymundo Faoro, na qual caberá como uma luva em nossa atual forma de governo.
“O poder político no Brasil se articula devido a uma herança lusitana, a partir de que é patrimonialista (as pessoas utilizam dinheiro público, para interesse próprio) e seu conteúdo é estamental (as classes econômicas dificilmente mudarão, os ricos nunca ficarão pobres e o contrario, muitas vezes também é verdadeiro) na forma”.



FONTE: STRECK, Lenio. Hermenêutica Jurídica e(m) Crise: uma exploração hermenêutica da construção do direito. 10 ed. 2011, Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário