sábado, 13 de setembro de 2014

O que significa o termo Constituição?

O que significa o termo Constituição?

Para DA SILVA (2010), o termo constituição é “um sistema de normas jurídicas, escritas ou costumeiras, que regula a formação do Estado, a forma de seu governo, o modo de aquisição e o exercício do poder, o estabelecimento de seus órgãos, os limites de sua ação, os direitos fundamentais do homem e suas respectivas garantias. Em síntese a constituição é o conjunto de normas que organiza os elementos constitutivos do Estado”.
As constituições possuem um método de classificação. São esses:
1 - Quanto ao seu conteúdo:
a)    Materiais: É um fato social, ao qual são inseridos os costumes e os princípios de um povo dentro da constituição e esses ajudam a regular um caso concreto.
b)    Formais: É uma constituição que simplesmente possui um conjunto de normas escritas pelo legislador e utilizada pelo estado.

2- Quanto a sua forma:
a)    Escritas: São as constituições escritas de modo formal, no papel (método utilizado em quase todas as constituições atualmente).
b)    Não- escritas: São as constituições que não se baseiam em um documento especifico, mas sim em decisões anteriores e jurisprudências (como e o caso da constituição inglesa).

3 – Quanto ao seu modo:
a)    Dogmáticas: São escritas formalmente, contendo assim todos os dogmas e idéias fundamentais de uma sociedade.
b)    Históricas: Não são escritas se baseando unicamente na formação da sociedade e no lento evoluir das tradições.

4- Quanto a sua origem:
a)    Populares (democráticas): São aquelas, em que o povo direta ou indiretamente, cria suas leis para beneficio próprio e para o bem estar social.
b)    Outorgadas: São constituições criadas por um rei, monarca ou ditador, onde esses irão criar legislações por vontade própria, não se importando com o clamor popular. Caso que ocorreu no Brasil em 1969.

5 – Quanto a sua estabilidade:
a)    Rígidas: São as constituições que dificilmente mudam, e só serão modificadas se obedecerem a determinados critérios, como a do Brasil, que só poderá ser modificada em caso de emenda constitucional.
b)    Flexíveis: São as constituições que podem ser mudadas pelos legisladores com facilidade, dependendo do caso.
c)  Semi-rígidas: São as constituições que possui uma parte rígida e uma parte flexível.
Para questão de conhecimento, a constituição brasileira se classifica como: Formal, Escrita, Dogmática, Popular e Rígida.

Supremacia Constitucional
A constituição é o órgão maior de qualquer Estado, sendo considerado o pilar que sustenta todos os ramos do direito. Como no Brasil a constituição se classifica como rígida essa regula todas as ações do País. Mas de certo modo, dando algumas “liberdades” aos Estados e municípios para poderem criar suas próprias leis, porem se estas forem contra os princípios constitucionais se tornarão inconstitucionais.


FONTE: DA SILVA, José Afonso. Curso de Direito Constitucional Positivo. 34ª Ed. 2010. Editora Malheiros, São Paulo.

Um comentário:

  1. Miriam, lendo o texto com muita atenção e duas vezes para não me equivocar, cheguei a uma conclusão: o Brasil não tem Constituição, tem apenas um livro velho de 36 anos de idade, livro esse que votei para ser escrito e depois votei novamente pela sua aprovação, mas que não passa de um livro velho e sem serventia. O Executivo não mais o segue, decreta, o Legislativo o enche de penduricalhos, mas não segue nem o velho, nem o novo, o Judiciário não o respeita, vende sentenças, habeas corpus e liberta bandidos condenados, esse livro falava em democracia, que é o poder que emana do povo em favor do povo, mas agora é preciso pertencer a alguma facção criminosa para protestar contra qualquer coisa que seja, tem que ser membro do MST, MSST, UNE, Sindicatos, e afins.
    O direito Constitucional do povo foi cerceado, então só sobrou aquele livro velho de 36 anos, apelidado de Constituição, o mesmo que Ulysses Guimarães ergueu acima da cabeça e disse se tratar da Constituição mais democrática da história do país.
    Quanta decepção, a que ponto chegamos, perdoe o desabafo desse brasileiro desiludido, indignado e sem perspectivas.
    Abraço!

    ResponderExcluir