domingo, 28 de setembro de 2014

SOCIEDADE CAPITALISTA


Desde pequeno, o homem inserido é na sociedade, por meio do convívio com os outros indivíduos. Assim aprende e mantém os costumes que esta sociedade possui.
Um dos principais agentes que tornam isso possível é de fato a mídia em geral (jornais, revistas, rádios, televisão e internet), sendo assim o individuo começa a querer seguir um estereotipo criado por uma mídia totalmente corrompida pelo capitalismo e que possui como principal base o consumismo exagerado.
O jogo da mídia para alienar o povo a algo é simples, porém difícil de escapar. A mídia começa a jogar informações atrás de informações por meio de propagandas, assim o individuo não consegue processar tantas informações e acaba sendo influenciado por uma delas.
O reflexo de que a mídia influencia em um escala muito alta a compra de produtos e serviços, tem como base algumas pesquisas realizadas.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos-Marplan apontou que 37% dos jovens fazem compras em shoppings, contra 33% dos adultos. “Temos uma sociedade mais voltada para o consumo do que tínhamos há alguns anos”, afirma Josué
Outra pesquisa feita pela Universidade de Campinas (Unicamp), com crianças de 8 a 14 anos de idade, de três regiões e com rendas familiares diferentes, revelou que esses adolescentes não estão preparados para lidar com suas questões financeiras. Dos entrevistados, 92% afirmaram que a mesada recebida dos pais é gasta quase toda de uma única vez.
As campanhas publicitárias não vendem apenas um produto, mas um estilo de vida. O indivíduo é um ser influenciado pela mídia, pois quem dita às regras da moda, quais aparelhos tecnológicos deverão ser comprados são as campanhas publicitárias.
A maioria dos mecanismos comunicacionais privados e públicos transmite essa cultura de compra excessiva de produtos, com bases em países europeus, principalmente da cultura norte americana.
Alguns dados revelam essa influencia gigantesca que recebemos principalmente dos Estados Unidos.
Mais de 50% dos filmes passados no Brasil tem origem nos Estados Unidos. Um terço dos programas e musicas que são transmitidas nas televisões e rádios brasileiros são de origem norte americana.
Por conta de toda essa dependência que temos principalmente dos Estados Unidos, até a noticia que chega ao Brasil vinda do exterior é manipulada pela mídia chegando somente o que eles querem que nos vemos, não o que deveríamos ver de fato.
Por conta disso a noticia que sai do país rumo aos Estados Unidos é totalmente o contrário, lá o que chega é que o Brasil e somente um país de festa, carnaval, futebol e os nossos valores não são mostrados da forma que deviam.
Com isso conseguimos ter uma base de que a mídia é altamente corrompida e só faz valer o que realmente lhe trará lucro, quando sua principal função seria esclarecer para a população algumas questões chaves para seu desenvolvimento, tais como a educação, a cultura, a honestidade e outras.
Com isso, além de outros males, a mídia cria bandidos, que só querem o que todo mundo tem, porém não possuem condições financeiras para adquirir este bem e passam a roubar para satisfazer seu desejo.
Assim, todos os anos milhões de vidas são perdidas, para que algumas enriqueçam. Fruto de uma cultura totalmente desumana e sem amor ao próximo.


FONTES DA PESQUISA:

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. Trad. Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

Vanessa Moras – mídia capitalismo e consumo supérfluo - www.vanessamsouza.blogspot.com

Alessandra Borges, http://destrave.cancaonova.com/o-poder-persuasivo-da-propaganda/, O poder persuasivo da propaganda.

Luis Ramiro Belthán e Elizabeth Fox de Cardona – Comunicação dominada – Os estado unidos e os meios de comunicação da américa latina. Paz e terra- 1982.

2 comentários:

  1. Claro, claro! Com certeza devemos renunciar a esta sociedade consumista e voltar a epóca medieval assim como ...Cuba ou Coréia do Norte! E mesmo como a Venezuela está se tornando!
    Quando jovens tiveram responsabilidade financeira? Quando se tornam adultos e responsáveis. Se não acontece isto é porque a educação dos pais falhou! Simples Assim! Cada vez mais jovens compram mesmo! Por que antes quem decidia o que e quando e aonde comprar eram os pais! O Dinheiro se não era curto também não havia esta delegação decisória de pais para filhos! Simples assim! Absorver culturas de outros países e agir de modo a tentar implantá-las pode e é um ato positivo sim! Simplesmente não copiamos culturas e renegamos a nossa - Nós a adaptamos a realidade social do nosso país! - E além do mais como país ainda livre (pelo menos até as próximas eleições) temos a livre escolha de poder ter o melhor que o dinheiro que ganhamos trabalhando possa comprar! Com isto acionamos a roda da auto-sustentabilidade do nosso sistema politico-econômico! O Consumo cria mercado, que mostra tendências que orientam os meios de produção para as necessidades básicas e acessórias do povo! Assim postos de comércio são criados para vender aquilo que o povo necessita ou simplesmente quer para ampliar o seu conforto além das necessidades básicas! Tendo comércio serão necessárias indústrias para produzir estes produtos! E tanto estas indústrias como o próprio comércio geram empregos que promovem o bem-estar social! Como? Quem trabalha tem acesso aos confortos mínimos da vida moderna! Aumentando sua capacidade profissional o trabalhador no sistema capitalista pode ganhar melhores salários e ampliar os seus bens de capital que desejar! Assim uns tem bicicleta, outros tem carro, outros tem vários carros, barcos, aviões etc. Esse mesmo trabalhador como acontece muito, mesmo sendo humilde pode tornar-se um empreendedor e começar um comércio ou até uma indústria também!
    A publicidade é uma arte de convencimento mesmo! Ela procura estimular o consumo para as pessoas que podem fazê-lo! A partir do momento que eu vejo uma propaganda de algo que não posso ter ( Uma mercedes-benz esporte importada no valor de R$ 400.000,00, não posso porque não tenho ganhos suficiente para isso! Mas eu vi isto, ou coisas mais simples, mesmo que eu more em comunidades carentes, bairros humildes, mas tenho meu emprego modesto (e isto é consequência das minhas escolhas e da minha determinação, não é porque me negaram ou me proibiram!) e aí vendo que não posso comprar com o fruto do meu trabalho e parto para o crime...Aonde está o problema? Na mente fraca que não tem consciência de um simples bom senso? Que interpreta a propaganda como um mandamento compulsório? E aí sai matando e roubando? Então porque mais de um milhão de favelados não descem os morros do Rio de Janeiro e atacam a Zona Sul? Afinal todos são pobres e miseráveis não?

    ResponderExcluir
  2. De fato, a culpa não é destas pessoas que não possuem recursos para poderem se sustentar e partem para o crime. E sim da governo do país que todos os dias vê milhares de jovens passando necessidade e não lhes da amparo. Assim esses sem condições buscam o caminho mais simples o crime (e não estão errados), porém quando chegaremos ao patamar de igualdade no mundo? e porque outras pessoas merecem ser roubadas, depois de trabalharem o dia inteiro, pois o outro necessita? o trabalho e a educação continua sendo a única forma de mudar este quadro.

    ResponderExcluir